Resumo - O espelho
CENTRO DE INFORMÁTICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
ALUN0: RENÊ ALVES BARBOSA
MAT:11311860
PROFESSORA: ORIANA DE NADAI FULANETI
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
RESUMO
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II
Disponível em: http://www3.universia.com.br/cont eudo/literat ura/ O_espelho_de_machado_de_assis.pd f
O Conto O Espelho de Machado de Assis trata, como o próprio subtítulo traz, da alma humana que no caso do enredo é metaforizada no espelho. O autor traz a tese de que existem duas almas humanas uma interior e outra exterior, diferenciando do senso comum que afirma que o ser humano possui apenas uma. A narrativa acontece na casa do morro de Santa Tereza, o discurso em terceira pessoa inicia o conto, porém depois passa para a primeira pessoa, quando Jacobina, o personagem principal, começa a contar aos demais presentes na sala sobre um fato que acontecerá em sua juventude, quando aos vinte e cinco anos foi nomeado alferes da Guarda Nacional, recebendo daí então, muitos elogios e mimos de seus vizinhos, amigos e familiares, passando a ser chamado apenas de alferes, é daí que ele abandona sua personalidade atual e vive em favor/redor do título que ganhara.
A relação de Jacobina com o espelho, tem quando ele foi convidado para passar uns dias na casa de sua tia Marcolina, que muito orgulhosa de seu sobrinho tratava-o a pão de ló e lhe dera um espelho que foi posto em seu quarto.
Um dia sua tia Marcolina foi informada que sua filha estava doente e precisou ir cuidar dela, deixando Jacobina sozinho em seu sítio, com o passar dos tias o caos chegou, todos da fazenda foram embora, e não havia ninguém para o reconhecer por seu título ”alferes”, restando apenas Jacobina e o espelho. Foi então que para se livrar da terrível solidão, e da falta de motivação de viver que ele decidiu olhar-se no espelho, no começo quando olhou sem a farda vê a
imagem