atividade fisica na terceira idade
Atividade Física Adaptada e Saúde
Prof. Dr. Luzimar Teixeira
Textos Envelhecimento v.1 n.1 Rio de Janeiro nov. 1998
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Maria Inez Padula Anderson, Mônica de Assis, Liliane Carvalho Pacheco, Efigenia Aparecida da
Silva, Isis Simões Menezes, Therezinha Duarte, Flávio Storino e Luciana Motta*
RESUMO
Este texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa Saúde e Qualidade de Vida na Terceira
Idade, realizada com idosos que participam do Projeto de Promoção da Saúde1, desenvolvido pela equipe interdisciplinar do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), da Universidade Aberta da Terceira
Idade – UnATI/UERJ.
O objetivo é apresentar um perfil de saúde desses idosos e as interfaces com o trabalho educativo a eles destinados. A partir desta primeira etapa, serão delineadas linhas de pesquisa setoriais e/ou interdisciplinares que aprofundem questões relevantes no campo da saúde e envelhecimento, ao mesmo tempo em que contribuam para o aprimoramento das ações educativas.
Palavras-chave: Epidemiologia do envelhecimento, avaliação multidimensional, condições de vida do idoso, serviços de saúde para idosos.
1.O PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
A saúde e a qualidade de vida dos idosos, mais que em outros grupos etários, sofrem a influência de múltiplos fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais. Assim, avaliar e promover a saúde do idoso significa considerar variáveis de distintos campos do saber, numa atuação interdisciplinar e multidimensional. Baseada nessa premissa, a equipe do NAI vem desenvolvendo o Projeto de Promoção da Saúde, que nasceu do interesse em conhecer melhor as inter-relações entre saúde, qualidade de vida e envelhecimento, assim como desenvolver ações especificamente voltadas à prevenção e promoção da saúde, como estratégia fundamental de ampliação do envelhecimento bem-sucedido.
O projeto constitui-se de trabalho educativo com idosos, através