Atividade Estruturada de Introdução ao Cálculo
DIFERENCIAL E INTEGRAL
Trabalho desenvolvido para que possamos aplicar a matemática em situações reais.
Professor: José Augusto G. Vieira
SÃO PAULO
2013
Sumário
1. FUNÇÕES DO 1º GRAU
A função polinomial de primeiro grau é dada por uma lei da forma ax + b, e a denominamos de primeiro grau, pois o maior expoente da variável independente x é 1. A e B são chamados de coeficientes, onde A é o coeficiente angular e B o coeficiente linear. Onde o valor de A é sempre o número que acompanha o x, e o valor de B é sempre o outro número. Podemos determinar uma função de primeiro grau sabendo os números do coeficiente linear e angular. Função Afim ƒ (x)= 2x -1 a=2 b= -1 A função afim, é considerada a mais completa da família polinomial do 1º grau, tem como característica principal o A diferente de 1 e o B diferente de 0.
Função Identidade
f(x)=x a=1 b=0
Na função Identidade o A é obrigatoriamente igual a 1, e o B obrigatoriamente igual a 0.
Função Linear
f(x)= 2x a=2 b=0
Na função linear todo A é diferente de 1, e todo B é igual a 0.
Função Raiz f(x)=2x-4 2x-4=0 2x=4 x=2
Quando se fala em raiz ou zero da função, se refere a todo valor de x que faz com que a função tenha um valor nulo, ou seja 0. Portanto para isso temos que resolver a conta.
Uma função polinomial de 1º grau será sempre representada por uma reta. O ponto A da reta define a raiz ou o zero da função.
Função Crescente e Decrescente À medida que o valor de x aumenta o valor de f de x também aumenta, daí temos uma função crescente. E à medida que o valor de x diminui, o valor de f também diminui, então temos uma função decrescente. O A sempre será o valor que acompanha x. Se A>0, teremos uma reta crescente, se A0) ͢ reta crescente
f(x)=-3x+⅝ a= -3 (a C(x)
250x>3000+100x