TRABALHO DE ESTAGIO
Cabe também ao assistente social colocar os reais interesses e necessidades dos usuários dos serviços de saúde no centro da discussão, principalmente, por ser um profissional que tem o contato com as perspectivas do cotidiano dos usuários e por ser mediador entre estes e a instituição. Tem como dever ético e político defender que suas demandas sejam atendidas pelo sistema, que os serviços de saúde as considerem como prioritárias. Em outros termos, avançar na direção dos interesses e necessidades dos usuários exige do assistente social, mediar à discussão do que está sendo vivenciado pela população, como por exemplo, a qualidade, os critérios e as exigências para o acesso às ações, serviços e rotinas de saúde, com o que está assegurado formalmente.
Oferecer um ambiente seguro e acolhedor, que facilite a socialização e a busca por equilíbrio, faz parte da estratégia do grupo e do CRERJ, voltadas ao tratamento de dependentes químicos e outras drogas. A transformação psicossocial promovida por essas instituições envolve o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades, hábitos e responsabilidades, de modo a fornecer os instrumentos necessários para a reinserção social. Essas dinâmicas e intervenções buscam incentivar o usuário a retomar a atividade profissional, relações familiares e o exercício da cidadania, além de ajudá-lo a construir um projeto de vida.
Em 2007 o Serviço Social foi implantado da Comunidade Terapêutica Fundação Hermom com o objetivo oportunizar aos acadêmicos do curso de Serviço Social, uma maior aproximação