ATIVIDADE ESTRUTURADA 1 PROBABILIDADE E ESTATITICA
Curso: Engenharia de Civil
Disciplina: Probabilidade e Estatística Aplicada a Engenharia
Código: CCE0292
Turma: 3048
Professor (a): Carlos Coenza
Data de Realização: 08/03/2015
Nome do Aluno (a): Heytor Moore
Nº da matrícula: 201301484911
1 – OBJETIVO
O objetivo principal desse trabalho é demonstrar o uso da análise estatística enquanto meio de controle da produção bem como ferramenta indispensável na tomada de decisão. Evidenciar a importância da utilização da estatística na coleta de dados para compor a tomada de decisões da empresa.
2 – INTRODUÇÃO
A estatística é um conhecimento que se utiliza teorias de probabilidades para se explicar certos resultados, estudos e experimentos. A estatística também uma prática utilizada pelo indivíduo para conhecimento através de dados empíricos.
A estatística tem como finalidade recrutar, analisar e organizar dados para assim determinar e explicitar resultados. Baseia-se na teoria estatística, um ramo da matemática aplicada. Na teoria estatística, a aleatoriedade e incerteza são modeladas pela teoria da probabilidade. Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Porque o objetivo da estatística é a produção da "melhor" informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Podem ser citados alguns ramos em que a estatística é fundamental:
• Estatística comercial
• Estatística física
• Estatística populacional
• Estatística engenharia
• Estatística econômica
Em estatística, uma variável é uma característica qualquer de interesse que associamos à população ou à amostra para ser estudada estatisticamente. São chamadas assim porque apresentam variação de elemento para elemento na população ou amostra de estudo. Variáveis podem ser classificadas da seguinte forma:
• Variáveis Quantitativas: são as características