ATIVIDADE ESTRUTURA ADM DE PESSOAL 2015
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
Recrutamento e Seleção
Considerar a rotatividade nos diversos setores e os possíveis desvios para que possam analisar melhor os seus processos de recrutamento e seleção buscando aperfeiçoar suas ferramentas de aferição das competências necessárias.
Obter informações relacionadas à entrevista de desligamento dos colaboradores com menos de seis meses de trabalho.
A cada dia torna-se mais comum o pedido de desligamento dos colaboradores das empresas. Ao mesmo tempo, virou rotina entre os empresários culpar as gerações Y e Z por esses fatos. Os empresários alegam baseados em alguns teóricos que os representantes dessas gerações são impacientes, imediatistas, ambiciosos, que se desmotivam facilmente e que não conseguem aguardar a sua vez para a promoção.
Pois bem, acredito que seja um exagero colocar toda a responsabilidade da rotatividade somente nas gerações! Essa questão da alta rotatividade nas empresas é multifatorial. Por exemplo, sabemos que várias empresas estão despreparadas no momento de contratar. Elas não sabem escolher os perfis comportamentais adequados para a função que desejam e assim, contratam o profissional errado. O mesmo, consequentemente fica desmotivado, pede sua demissão e o ciclo vicioso se repete. Então, para evitar desligamentos precoces ou desmotivações futuras sugiro que observe alguns pontos importantes (e que são desejáveis para qualquer cargo) antes de admitir um candidato:
1. Responsabilidades. Uma das razões pelo qual o candidato se desmotiva é não saber com detalhes quais são suas funções dentro da nova empresa. Por isso é importante descrever de forma detalhada quais serão as novas atribuições deste colaborador a fim de instruir e diminuir sua ansiedade.
2. Valores. Um fator importante é alinhar os valores da empresa com os valores pessoais do candidato. Ninguém se compromete com aquilo que não acredita! Pensando nisso, saiba quais são os valores