Atividade Do Aluno 2
1- Proeritroblasto: Célula oval ou arredondada com 20 a 25µ de diâmetro, citoplasma reduzido, com basofilia moderada, citoplasmático dos ribossomos (persistem até RETICULÓCITO). O núcleo ocupa cerca de 8/10 da célula, apresenta cromatina delicada e com 1 a 2 nucléolos.
2- Eritroblasto basófilo: Célula geralmente com cerca de 16 a 18µ de diâmetro, citoplasma intensamente basófilo. O núcleo já não apresenta nucléolos visíveis, a cromatina se dispõe em conglomerados de formas diversas, frequentemente pentagonais ou hexagonais, que se distribuem no núcleo em forma semelhante aos raios de uma “roda de carroça”, mais ou menos regulares, dando aspecto característico.
3- Eritroblasto policromático: Cromatina condensada. Razão núcleo e citoplasma menor do que de seus precursores. Citoplasma contém menos RNA e mais hemoglobina, perde a basofilia e apresenta policromatofilia. 4- Eritroblasto ortocromático: nesta fase há uma grande diminuição do diâmetro: a célula mede cerca de 8 a 9µ, atinge o fim de sua capacidade de síntese de DNA e é incapaz de atividade mitótica; o citoplasma é saturado de hemoglobina com consequente acidofilia. O núcleo é constituído por massa homogênea de cromatina, sem estrutura definida, de localização excêntrica, estágio que normalmente precede sua expulsão.
5- Reticulócitos: Ao perder o núcleo, o eritroblasto ortocromático recebe o nome de reticulócito. São ligeiramente maiores do que os eritrócitos maduros. Permanecem na medula óssea por um ou dois dias, antes de serem liberados para a corrente sanguínea. Não podem ser identificados em esfregaços sanguíneos corados pelos derivados de Romanowsky, existindo apenas uma hipótese de sua presença quando visualizados macrócitos policromáticos.
Podem ser visualizados e contados após coloração supra-vital com Azul de Cresil Brilhante. O RNA remanescente pode ser visualizado no interior dos reticulócitos.
6- Eritrócitos: É um disco bicôncavo, anucleado, com cerca de 7µ de