Atividade Desenvolvimentos e Mudanças no Estado Brasileiro
1) Descreva os modelos político e econômico predominantes no período da República Velha.
Os dois modelos políticos foram:
O primeiro: de 1889 a 1894, chamado República da Espada, foi o período dominado pelos militares. O regime de governo escolhido foi o presidencialismo e os membros dos poderes Legislativo e Executivo passaram a ser eleitos pelo voto popular direto. O mandato do presidente da República foi estipulado em quatro anos, sem direito à reeleição para o mandato imediatamente seguinte. Quanto às regras eleitorais, ficou determinado que o voto continuaria não-secreto e foi decretado o fim do voto censitário, embora ainda continuassem excluídos do direito ao voto os analfabetos, as mulheres, os religiosos sujeitos à obediência eclesiástica e os indigentes. Nesta época o monopólio de registros civis passou ao Estado, sendo criados os cartórios para os registros de nascimento, casamento e morte. O Estado também assumiu, de forma definitiva, a educação, instituindo várias escolas públicas.
O segundo: de 1895 a 1930, chamado de República Oligárquica, foi o período dominado pelos Presidentes dos Estados. O poder federal passou a não interferir na política dos estados e esses não interferiam na política dos municípios, garantindo-lhes a autonomia política. Este período foi marcado pelo coronelismo. Quem organizava a vida política, diretamente no contato com a população, nos municípios era a figura do coronel. Nesse período houve diversas revoltas que acarretaram no fim da República Velha. Foi neste período que ocorreram também as primeiras greves, com o crescimento de movimentos anarquistas e comunistas nos grandes centros urbanos do país.
A economia nesse período foi marcada pela modernização, com grandes surtos de industrialização Porém continuou dominada pela cultura do café até a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
2) Você sabe dizer quais as principais medidas implantadas durante os dois períodos de presidência