RESUMO ENSAIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO T NICA BACELAR PROF CICA
1552 palavras
7 páginas
FACULDADE KURIOS DE MARANGUAPECURSO DE SERVIÇO SOCIAL
JEISY ANNE NASCIMENTO DE ALENCAR PEIXOTO
RESUMO: ENSAIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO – HERANÇAS E URGÊNCIAS (TÂNIA BACELAR DE ARAÚJO)
MARANGUAPE
2015
JEISY ANNE NASCIMENTO DE ALENCAR PEIXOTO
RESUMO: ENSAIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO – HERANÇAS E URGÊNCIAS (TÂNIA BACELAR DE ARAÚJO)
Trabalho submetido à disciplina de Serviço Social Regional da Faculdade Kurios do Maranguape, como parte dos requisitos para a composição de nota.
Orientador (a):
Ciça Andrade
Resumo: Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro - Heranças e urgências (Tânia Bacelar de Araújo)
O texto faz uma análise dos anos 50, 60, 70 e 80 no Nordeste brasileiro. Um processo de desenvolvimento usado como estratégia política para uma implantação de modelo inovador desenvolvimentista industrial. Contextualizando o Nordeste uma região que vivência inúmeras secas, com atividades não modernas e tão pouco industriais. Sobrevivendo de políticas ausente assistencialistas e emergentes. Por necessidade de um plano de governo para iniciar a economia de capital nacional resolveu criar medidas de estimulo de capital tanto nacional como regional.
A partir de então aparentemente o Nordeste ficaria igual ao Centro-Sul, chamamos então de processo de Industrialização Nordestina, determinada pelo governo de JK. O Brasil precisava naquele momento desenvolver o capital nacional, pois seria bom para a economia do país, e para esse desenvolvimento era necessário desenvolver o Estado do Nordeste, pois se não aplica-se o desenvolvimento para a região nordestina tornaria uma região despovoada ou de baixíssima renda.
Através dos dados de relatórios da GTDN ressaltam a diferença que se tem do Centro-Sul e Nordeste, região Centro-Sul já desenvolvida apadrinhada de financiadores e de projetos inclusive do Estado Brasileiro. E o Nordeste região esquecida e ainda nem tão desenvolvida não possuía benefícios que de fato pudessem