Atividade De Psicologia 1
TRABALHO PROJETO INTEGRADOR ATIVIDADES DE PSICOLOGIA
ACADÊMICO(A): Frank Andrey Gasparotto Gelvisson Gabriel Bruno da Silva Rodrigo Rodrigues de França Ruan Ribeiro de Matos Salete Doneda Yago Freitas Reis
Resenha crítica: infanticídio de homicídio
Em regra no homicídio, o sujeito ativo elimina a vida de um rival ou desafeto, ou mesmo de pessoas que até então lhe era estranha e desconhecida, pelos mais variados motivos. Já o infanticídio, previsto no artigo 123 doCódigo Penal, éum crime cometido pela própria mãe contra o recém-nascido.
A mulher que comete este ato está em estado de puerperal, queconsiste em um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que provocam na pessoa em trabalho de parto um desarranjo emocional.
A mãe infanticida sob o efeito de psicose durante o ato cometido, não se arrepende do ocorrido, delira, tem alucinações, é totalmente inconsciente de seu ato perante a sociedade. Observa-se que o surto é de causa desconhecia, ao passo que a psicose é resultado de doença particular da parturiente, culminando por falta de cuidado e acompanhamento médico, nas chamadas psicoses puerperais que podem ocasionar na mãe uma total rejeição ao filho.
Na depressão pós-parto existe uma maior ansiedade mental e uma infinidade de pensamentos negativos com relação ao recém-nascido, pois as mulheres com depressão pós-parto criam ideias obsessivas com relação à criança, mostrando certa agressividade, independente da gravidade do estado em que se encontra.
Para prevenir o infanticídio, deve ser feita uma campanha de conscientização sobre a importância de as gestantes fazerem o pré-natal. Comparecer com frequência ao médico para que tenha consciência de tudo o que pode acontecer com