ENG MAT
Na estrutura cristalina os átomos são considerados esferas sólidas com diâmetros bem definidos.Isso é conhecido como modelo atômico da esfera rígida.
Rede Cristalina: Arranjo tridimensional de pontos de coincidem com com as posições dos átomos.
CÉLULA UNITÁRIA
Ao longo da estrutura cristalina há um pequeno grupo de átomos que se repetem , então essas unidades que se repetem as chamamos de CÉLULA UNITÁRIA.
A célula unitária é escolhida para representar a simetria da estrutura cristalina.
A célula unitária engloba o volume dos cubo
(CFC) CÚBICA DE FACES CENTRADA .
Cóntem 1/8 de átomos em casa aresta (contém 8 arestas)e 1/2 em cada face (contém 6 faces) então uma célula unitária de estrutura CFC contém 4 átomos.
O tamanho de sua aresta é a=2Rraiz2
Número de coordenação=12
Número de coordenação:
Nos metais todos os átomos possuem o mesmo número de vizinhos ou átomos próximos, que é o que define o número de coordenação. (átomos em contato)
FEA= fator de empacotamento atômico.
É a soma do volume das esferas de todos os átomos presente na célula unitária divida pelo volume da célula unitária .( assumindo o modelo atômico de esferas rígidas)
Para a estrutura CFC o fator de empacotamento é 0,74 que é o máximo empacotamento possível para esferas que possuem o mesmo diâmetro.
Estrutura de corpo centrado (CCC):
Contém 1/8 de átomo em cada vértice ( são 8 vértices totalizando 1 átomo) e mais um átomo no centro da célula. O número total de células são 2. a=4R/raiz3 o número de cordenação é 8.
O FEA é 0,68
Polimorfismo e Alotropia
Polimorfismo: Materiais que apresentam mais de uma estrutura cristalina.
Alotropia: É o polimorfismo encontrado em sólidos elementares(como por exemplo: diamante, grafite, entre outros).
A estrutura cristalina que prevalece depende tanto da temperatura quanto da pressão externa.
Na maioria das vezes , uma transformação polimórfica é acompanhada de uma mudança na massa específica e em outras propriedades