Eng. MAT
Engenharia de Materiais.
A engenharia de materiais é um ramo da engenharia em que os conhecimentos de física e química são, sobretudo, utilizados na produção de materiais (tradicionais ou avançados) para as mais diversas aplicações. Cabe ao engenheiro de materiais estudar a estrutura, as propriedades, as aplicações, o processamento e o desempenho de materiais novos ou já existentes, nas áreas de metais, polímeros, cerâmicos ou compósitos.
Compete também ao engenheiro de materiais atuar na fase de projeto, de modo a escolher os materiais mais indicados para as aplicações desejadas.
A Engenharia de Materiais é um novo ramo de Engenharia cujo objectivo fundamental é fornecer à indústria licenciados com capacidade específica na compreensão, manipulação e modificação dos materiais, de modo a contribuir para o desenvolvimento industrial imposto pelas regras de Mercado.
O CURSO
Desde o início do curso você vai ter aulas teóricas e práticas, em laboratório. Nos dois primeiros anos, muita matemática, física, química e termodinâmica. A partir do segundo, optará por uma especialidade: polímeros (plásticos), cerâmicas ou metais. As disciplinas importantes nessa fase são todas ligadas a materiais. O estágio de seis meses é obrigatório. Duração média: cinco anos
O Curso de Engenharia de Materiais forma um engenheiro com perfil para atuar na área de pesquisa e desenvolvimento de materias com aplicação tecnológica, onde é necessário o conhecimento das relações entre propriedades e aplicação, para os quais são exigidos conhecimentos básicos nas áreas de Física e Química do Estado Sólido, Química Inorgânica, Química Orgânica, Física e Química de Polímeros, Metalurgia Física, Cerâmica Física, Química Analítica, Controle da Qualidade, Gestão Ambiental, caracterizando o profissional por uma formação interdisciplinar.
A Engenharia de Materiais é a área do conhecimento humano que está relacionada à produção, aplicação, pesquisa e