Atividade de Psicofarmacologia
Alexandra Patricia Lupetti R.A: 1114301769
Aline Lopes Bezerra R.A: 1156371773
Flavia Maria da Silva R.A: 2505066780
Lis Fiorini Fioroto R.A: 1186407998
Psicofarmacologia
Atividade sobre Transtorno Alimentar – Bulimia
1) Com base no texto proposto, justificar o tratamento do distúrbio bulimico com uso de antidepressivos e de outras associações farmacológicas.
Todos os tipos de antidepressivos parecem ser benéficos, em algum grau, na redução de sintomas bulímicos .Não existe evidência clara de um efeito diferencial entre os diversos antidepressivos testados. Não se sabe se uma classe de drogas é mais efetiva que outra na redução dos sintomas, apesar dos inibidores da recaptação da serotonina serem a classe mais utilizada e da fluoxetina ser o único antidepressivo aprovado pelo FDA para o tratamento da BN até a presente data.
2) Quais as prováveis causas do transtorno bulimico e que justificam sua classificação ou inclusão no CID 10.
A bulimia nervosa caracteriza-se por grande ingestão de alimentos com sensação de perda de controle, os chamados episódios bulímicos. A preocupação excessiva com o peso e a imagem corporal levam o paciente a métodos compensatórios inadequados para o controle de peso como vômitos auto-induzidos, uso de medicamentos (diuréticos, inibidores de apetite, laxantes), dietas e exercícios físicos.
Atividade sobre Transtorno Sexual – Ejaculação Precoce
1) Com base no texto proposto, justificar o tratamento da ejaculação precoce com uso de antidepressivos e de outras associações farmacológicas.
Na medida em que os efeitos centrais dos agentes serotonérgicos sobre a ejaculação foram bem estabelecidos - com efeito inibitório - eles passaram a ser empregados na clínica como tratamento da ejaculação precoce.
Alguns estudos, mais recentes, avaliaram esses fármacos, procurando verificar sua validade nesses transtornos e observaram que eles possuem ainda a capacidade de antagonizar a contração simpática do músculo liso da vesícula seminal, via