Atividade De Projetos Em Grupo 1
1. Qual é a razão de ser do plano comercial?
Todo empresário precisa de uma forma de organizar e apresentar informações sobre como pretende desenvolver, fazer progredir e gerenciar seu negócio. Um plano comercial é a ferramenta perfeita. Quando bem estruturado, um plano chamará a atenção de prováveis investidores e clientes, ao mesmo tempo em que os encoraja a apoiar o negócio. Quando visto dessa forma, um plano comercial torna-se o alicerce para o sucesso da empresa.
Um plano comercial pode ser construído sobre quatro pedras de esquina essenciais:
A Ideia do Negócio
A Análise de Mercado
As Estratégias de Marketing
A Análise Financeira
A Ideia do Negócio
A seção Ideia do Negócio vende a perspectiva do negócio e esboça brevemente como ela pode ser alcançada. A ideia básica pode ser expandida para um plano que inclui três elementos-chave:
Um Resumo do Negócio – Uma descrição simples do negócio, a necessidade do produto ou serviço, o público-alvo e as vantagens competitivas. Ao compartilhá-la com outras pessoas, não deve levar mais de 30 segundos.
Chaves para o Sucesso – Uma série de breves declarações que descrevam o valor que o negócio se compromete a dar aos clientes em potencial.
Sumário da Administração e do Pessoal – Declarações breves que chamem a atenção aos pontos fortes das pessoas que serão parte da administração do negócio.
A Análise de Mercado
Antes de se arriscar em um negócio, é importante para o empresário saber as condições gerais de mercado, como o novo negócio vai-se encaixar em uma determinada indústria, quem serão os clientes e quais serão os concorrentes.
As fontes para essas informações podem ser encontradas em:
Câmaras de comércio locais
Contatos da rede
Recursos on-line
Universidades
Negócios concorrentes
As Estratégias de Marketing
De posse das informações do mercado e da indústria, do perfil dos clientes e dos concorrentes, as estratégias de marketing são traçadas. Uma boa estratégia deve incluir os quatro Ps:
Que