TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Integrantes
Davi Alves
Douglas Silva
Guilherme Barral
Talles Henrique
Thiago de Quadros
Victor Hugo
1º Ano B
Escola Estadual Américo Antunes de Oliveira
Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, nascido em Tréveris, na Alemanha em 5 de maio de 1818. Ele foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média. Sua mãe, Henriette Pressburg, era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx, um advogado e conselheiro de Justiça.
Fundador da doutrina comunista moderna, ele atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Desenvolveu algumas teorias sobre a sociedade, a economia e a política elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels. Essas teorias são coletivamente conhecida como marxismo, e afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa (rica) que controla a produção e um proletariado (trabalhador) que fornece a mão de obra para a produção.
Para Karl Marx o ser humano é um produto histórico em constante mudança, dependendo da sociedade na qual está inserido e das condições em que vive. Assim, os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto social em que vivem.
A capacidade de se relacionar em sociedade trabalhando é uma característica fundamental do ser humano. A produção do indivíduo isolado, fora da sociedade, é tão inconcebível quanto o desenvolvimento da linguagem sem indivíduos que vivam juntos e conversem.
As obras escritas por Karl Marx são dividas em 3 períodos:
Jovem Marx (1841-1850): Fase onde predominam os escritos voltados para a filosofia pura.
Transição (1852-1856): Esta época é chamada de "período de transição", quando o Marx passa a ler menos filósofos e mais economistas - nesse período a produção dele se resume a artigos e panfletos.
Marx maduro (1857-1880): Quando os estudos econômicos transparecem claramente em seus escritos.
Marx desenvolveu, em consequência