atividade de filosofia da educação
1. O ato pedagógico desenvolve um processo de mediação. Explique isso.
Paulo Freire defende que todo professor precisa iniciar seu trabalho através de um ponto conhecido como “tema gerador”. Portanto esse processo consiste em juntar o conhecimento que o aluno possui, com o conhecimento que ele precisa aprender a compreender o seu processo.
2. Por que o adestramento de animais não pode ser considerado educação? Complete, explicando que também entre os homens muitas vezes são aplicadas - inadequadamente – técnicas semelhantes.
Porque adestrar animais está em ensinar comandos pré-estabelecidos, que por muitas vezes este comando está presente no método de ensino do professor que aplica os conteúdos de forma irrelevante ao aluno não desenvolvendo sua criatividade semelhante a um adestrado que necessita de bônus ou castigo.
3. Por que não é possível definir de uma vez por todas quais são os objetivos de toda a educação?
A socialização desde a era clássica surgia com pluralidade em todos os aspectos inclusive na educação que varia de acordo com o passar da vida do individuo por exemplo recebemos educação desde que nascemos é a primeira herança cultural na qual estamos inseridos, sendo diferente dos ensinamentos doutrinadores recebidos na escola nesta o educando irá receber a educação voltada para a cidadania.
Análise de texto
Com base no texto de Roland Barthes (dropes dois), responda as questões de 4 e 7.
4. Quais são os três níveis do aprender a que se referem Barthes?
Aprender o que sabe aprender o que não sabe e desaprender para que o processo de aprendizagem seja continuo.
5. Explique em que o pesquisar é superior ao ensinar o que se sabe.
A pesquisa não se limita em apenas naquele saber, ao contrario ela exige um campo de vastos conhecimentos para obter uma das alternativas daquele problema apresentado a diversidade é a porta para proporcionar o ensino-aprendizagem.
6. O que o autor quer dizer a respeito da importância do desaprender?