Pedagogia
O objetivo desse trabalho é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação, é refletir sobre Natureza da Educação com o olhar voltado para a Filosofia da Educação, a fim de que seja possível se chegar a algumas considerações sobre a relação existente entre elas.
Sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Assim sendo, a compreensão da natureza da educação passa pela compreensão da natureza humana.
A Natureza da Educação em relação a Filosofia da Educação se fundamenta em sua característica conceitual necessária para compreensão de todos os demais temas presentes na atividade de um professor de Filosofia da Educação. A natureza de uma coisa é o que faz com que esta coisa seja o que é, ao mesmo tempo em que a distingue de todas as outras coisas. Por isso, ao nos aproximarmos do problema da Filosofia da Educação necessitamos entender a Natureza da educação.
Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.
Desenvolvimento
1. Reflexões sobre a Natureza da Educação
Pode-se entender que Educação é uma atividade exercida normalmente por adultos sobre sujeitos imaturos e caracteriza-se por ser teleológica, com o fim de desenvolver estruturas de aprendizagem que levam a comportamentos considerados úteis, necessários e valiosos. Essa apresentação da Educação no conceito que agora organizamos tem caráter estipulativo e tentar iniciar a questão da sua Natureza.
A concepção de Educação tem uma base anterior à própria evolução do seu processo, de modo que o já citado filósofo Petrs, ao se perguntar sobre o que é um processo educacional analisa a questão respondendo que “Educação não se refere a nenhum processo; mais precisamente, ela encerra critérios aos quais qualquer processo deve se adequar” (PETERS, 1967, p. 1). essa afirmativa não nega o