ATIVIDADE DE CAMPO
ESCOLA TÉCNICA TUPY / PRONATEC
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PERDAS
ROI
ATIVIDADE DE CAMPO
Exercício prático: Analise inicial de riscos.
Edelcir Dalberto
Joice Fernanda Oliveira
Robison Batista
ITAJAÍ
NOVEMBRO/2014
1. SITUAÇÃO DE RISCO INDENTIFICADA:
1.1 FOTO DA SITUAÇÃO:
1.2 RELATO DA SITUAÇÃO:
Trabalhador trabalhando sem usar o cinto de segurança, trabalhando em altura superior a dois metros, encostado no sexto sem cinto de segurança.
1.3 AVALIAÇÃO DE SITUAÇÃO:
Trabalho perigoso: São um trabalho perigoso em altura de responsabilidade de ambas as partes.
Condição insegura: O trabalhador esta sem cinto e se apoiando no sexto podendo provocar um acidente.
Ato inseguro: O trabalhador esta se submetendo a realizar uma função perigosa sem utilizar os equipamentos obrigatórios (cinto de segurança, capacete, luva, protetor solar).
2. ANALISE DE RISCOS (MATRIZ PROBABILIDADE E IMPACTO).
A partir da analise feita dos riscos pode se constatar vários parâmetros de perdas: humanas e econômicas. Com a possibilidade eminente de ocorrer um acidente pela pior consequência possível.
3. ANALISE DE CAUSA E EFEITO
Diagrama de Ishikawa, pelo gráfico representado a seguir, determinara os problemas e suas causas, mapeando os resultados e problemas. Tendo objetivo provável e relevante descobrir a causa do problema.
4. PARECER TÉCNICO.
Segue nosso parecer, diante da imagem observada, sendo o objetivo analisar e propor, medidas que providenciem a alteração deste cenário.
Para garantir a integridade do trabalhador e da empresa. O trabalho mostra que é executado um serviço em altura; sem o uso de EPIs podendo ocasionar riscos de acidentou até a morte.
Como analise do risco se demonstrou a partir da imagem anexada um grau de risco fator 9 risco grave, e com perdas humanas e econômicas, do estudo feito pelo grupo que propôs uma ação que viabilize o acompanhamento de um trabalho seguro, visando o