Atividade de Autodesenvolvimento PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
Na brinquedoteca a criança pode brincar livremente sem regras ou cobranças levando-as assim a ter inúmeros benefícios como:
• Desenvolvimento da capacidade de concentração;
• Operatividade e equilíbrio emocional;
• Valorização dos sentimentos e sensibilidade;
• Desenvolvimento da criatividade e raciocínio.
As brinquedotecas das faculdades têm como objetivo auxiliar na formação dos educadores onde eles podem ter um contato direto com as praticas pedagógicas e ter experiências reais manuseando os brinquedos podendo, através disso no futuro, auxiliar os seus alunos que tenham dificuldades de aprendizagem.
Algumas dessas brinquedotecas podem ser abertas para utilização publica, por filhos de funcionários ou para a comunidade, ou somente para observação dos estudantes.
A brinquedoteca em um hospital melhora, em vários aspectos, a qualidade do tempo em que o paciente em tratamento passa nele.
Promove o resgate da autoestima e a humanização, trazendo conforto às crianças e adultos através de um ambiente mais familiar e acolhedor.
Outra função importante de uma brinquedoteca em um hospital é oferecer entretenimento para que sejam amenizados os efeitos dos procedimentos, muitas vezes dolorosos, aos quais os pacientes precisam ser submetidos.
A brinquedoteca não é simplesmente um espaço que acomoda brinquedos, ela deve servir para enriquecer o aprendizado da criança através do brincar. As escolas deveriam ter, não somente uma brinquedoteca, mas sim áreas de brincadeiras no interior de cada sala de aula.
Neste espaço não deve faltar o que estimule a criatividade, o faz de conta e o lúdico, sendo assim, a criança aprende enquanto se diverte experimentando um brincar espontâneo e