Consumo
1. A sociedade de consumo desenvolveu-se bastante e hoje enfrenta as consequências deste crescimento desgovernado, principalmente nos aspectos ambiental e sociocultural.
Quanto ao aspecto ambiental, por exemplo, deve-se levar em conta que, ao comprar, usar e descartar um produto, há a origem e quantidade existente na natureza da matéria-prima utilizada em sua produção; se os recursos utilizados nessa produção são ou não renováveis; se a produção desse produto envolveu algum tipo de agressão ao meio ambiente.
Já no outro aspecto, temos o desenvolvimento do mercado de consumo, a necessidade crescente de ampliar as ofertas de produtos e serviços, alimentando assim o sistema, levando o mercado a organizar seu funcionamento com base na oferta constante e crescente de novas necessidades, interferindo direta ou indiretamente nos hábitos e nas decisões do consumidor e criando, assim, novos valores e necessidades através de campanhas publicitárias, entre outros.
2. O Código de Defesa do Consumidor veio para dar ao consumidor uma maior garantia em suas negociações. Entre os principais pontos: - Defender os interesses e direitos do consumidor; - Promover a defesa judicial e/ou administrativa dos consumidores em geral. Com o Código de Defesa do Consumidor é possível garantir que os direitos sejam respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos, mantendo assim o equilíbrio nas relações e promover o bem comum.
Questões das palestras:
1. O comportamento do consumidor indica que os hábitos de compra decorrem principalmente do poder aquisitivo da população, ou seja, o consumidor em primeiro lugar avalia os produtos pelo preço - quanto melhor o custo/benefício para aquisição do produto, melhor a compra. Nesse cenário, o Governo Federal tem um papel importantíssimo como indutor de boas políticas públicas que possam interferir positivamente nos hábitos de consumo do brasileiro, especialmente por controlar os