Atividade Da Disciplina Sociologia
DRYELLI DE ANGELI DONDONI
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E VIOLÊNCIA URBANA
GUARAPARI
2015DRYELLI DE ANGELI DONDONI
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E VIOLÊNCIA URBANA
Trabalho de apresentado ao Centro De Estudos SEG, para obtenção da Complementação Pedagógica em Química.
GUARAPARI
2015
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E VIOLÊNCIA URBANA
No Brasil faltam políticas públicas que visam conciliar a dinâmica imediatista da produção, ao tempo necessário para a formação emancipadora do ser humano. Assim, torna-se de grande relevância compreender a contextualização do vínculo ensino-aprendizagem dentro de um desenvolvimento socioeconômico.
Observa-se dentro desse contexto, que o indivíduo de deixa de ser um agente social capaz efetivamente de interagir de forma autônoma. Assim, dependendo das condições de trabalho, este deixa de ser uma fonte de bem-estar e formação humana, para ser fonte de sofrimento e privação, formando uma submissão às necessidades da acumulação de capital.
Dessa maneira, percebe-se que uma das formas de romper com todo esse processo histórico é elaborar projetos voltados para a compreensão e intervenção dessa dualidade apresentada.
Ainda quanto à perspectiva histórica, no que tange ao Brasil, o ensino profissionalizante começa a ter ascendência como um resultado da consolidação da industrialização brasileira nas décadas de 1930 e 1940. Nesse sentido, o ensino profissionalizante configura-se no Brasil como uma resposta às necessidades das empresas. Logo, a principal preocupação é com a mão de obra para o serviço, fato que nem sempre vem acompanhado de um conhecimento mais amplo sobre outras áreas ou até mesmo de um conhecimento básico que dê suporte ao que é aprendido pelo estudante de cursos técnicos. Ou seja, o ensino profissionalizante que "tenha um ponto de encontro com a formação humana" precisa ser mais valorizado em nosso país.
Ressalta-se ainda a questão de que a educação