Atividade complementar
O ensino da literatura infantil está em constante mudança, pois as literaturas mudam de acordo com a sociedade.
O professor/educador precisa estar atento a essas mudanças,para assim reorganizar e “adaptar” os seus próprios conhecimentos, e deixar que o gosto pela literatura não se perca.
O que determina a temática e as peculiaridades das literaturas de ontem e de hoje são os chamados “valores novos” e “valores tradicionais”.
Os valores tradicionais evidenciam valores como: Espírito individualista, obediência absoluta a autoridade, sistema social findado na valorização do ter e do parecer,acima do ser;moral dogmática,sociedade sexófoba, reverência pelo passado,concepção de vida fundada na visão transcendental de condição humana,racionalismo,racismo,a criança como adulto em miniatura.
Os valores tradicionais mostram uma sociedade individualista onde “super-homens” se tornam padrões a serem imitados pelas crianças e a autoridade tem o poder absoluto, com regras rígidas, que notamos até na literatura infantil, com exemplos de certo/errado e bom/mau.Em relação a sociedade e a família, o tradicional evidencia o papel do homem como chefe da casa e recai sobre a mulher a responsabilidade pelo comportamento dos filhos.
O tradicional tenta explicar racionalmente o comportamento humano, e faz com que as crianças precocemente assumam o papel de um adulto,perdendo toda ou parte da sua infância.
O novo se contrapõe ao tradicional, traz para a sociedade o espírito solidário,substitui o individualismo pelo trabalho em grupo,o autoritarismo pelo direito de pensar e se expressar; pretende mudar o sistema social, se contrapor a injustiça social,a exploração de trabalhadores assalariados,traz contigo a libertação feminista.
O novo também traz novos problemas,uma sociedade antes sexófoba é substituída por uma sociedade sexófila,o que antes era um exagero do “interdito ao sexo”,passa a ser um exagero de