atividade complementar
A Alvenaria Estrutural começou a ser tratada como uma tecnologia de construção civil somente por volta do século XVII, quando os princípios de estatística foram aplicados para a investigação da estabilidade de arcos e domos. Embora, no período entre os séculos XIX e XX, tivessem sido realizados testes de resistência dos elementos de alvenaria em vários países, ainda se elaborava o Projeto da construção de acordo com métodos empíricos de cálculo. O resultado disto era visto no produto final da obra, que apresentava muitas limitações técnicas.
Dentre essas limitações, devem-se citar principalmente a espessura excessiva das paredes e a falta de precisão no cálculo da resistência de sua estrutura. O exemplo típico do dimensionamento excessivo das paredes é o Monadnock Building, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América. Construído entre 1889 e 1893, usando-se paredes portantes, esse edifício possui 16 andares, 65m de altura e tem paredes de 1,8m de espessura. Na época de sua inauguração, o edifício foi considerado o limite dimensional máximo para edificações com estrutura de alvenaria, baseadas em métodos empíricos de cálculo.
Três fatores concorriam para uma baixa aceitação de edifícios altos em alvenaria portante na época: a alta aceitação da alternativa industrial emergente de estruturas de concreto armado e metálicas; a perda de espaço, devido às dimensões excessivas das paredes; e a baixa velocidade de construção.