Atividade complementar
Arquimedes, um matemático e notável físico, foi quem primeiro originou os estudos sobre a hidrostática.
Esses estudos foram baseados através da mecânica dos fluídos.
É importante ressaltar que o fluído é qualquer coisa que pode fluir, escoar, e isso não acontece apenas com os líquidos, os gases também possuem esta característica de poder fluir.
A mecânica dos fluídos foi dividida em duas partes, isso apenas para fins didáticos. São elas:
Fluído estática – estuda e analisa líquidos em repouso.
Fluído dinâmica – estuda e analisa líquidos em movimento.
Neste caso iremos estudar sobre equilíbrio hidrostático.
Um fluido é uma substância ou mistura de substâncias que se escoa, ou seja, flui, com maior ou menor facilidade. Consideram-se fluidos os líquidos e os gases.
A viscosidade é o atrito interno de fluido, isto é, a força de atrito entre camadas diferentes do fluido que se movem com velocidades relativas diferentes.
Um fluido encontra-se em equilíbrio hidrostático quando está em repouso relativamente ao recipiente onde está contido, ou seja, quando a sua velocidade de escoamento é nula.
Num fluido em equilíbrio hidrostático as forças que o fluido exerce sobre as paredes do recipiente são perpendiculares a estas.
Um fluido em equilíbrio estático (repouso ) ou em dinâmica (movimento)não oferece nenhuma resistência quando se aplica uma força de cisalhamento (tensão de cisalhamento).
Tensão de cisalhamento ou tensão tangencial ou ainda tensão de corte ou tensão cortante é um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos iguais ou oposta, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado.