negociador e produtor
A) Negociador
Comportamentais:
1-Tenha consideração. A pessoa com quem você negocia deve perceber, através de atitudes e não apenas de palavras, que você a considera importante e por isso investiu tempo preparando-se para negociar com ela. Da mesma forma que nos sentimos desprestigiados quando nos preparamos para um debate que consideramos importante e percebemos que o outro lado não atribuiu o mesmo valor ao encontro, os negociadores esperam encontrar pessoas preparadas, que possam contribuir de forma efetiva para a solução da divergência que está em questão.
2-Preste atenção ao que a outra parte está dizendo. Mostre-se genuinamente interessado, evidenciando, através de perguntas e afirmações periódicas, que o que é dito vem sendo acompanhado e compreendido. Isso é fundamental para garantir a qualidade da interação.
3-Tenha sensibilidade cultural. É a sensibilidade intercultural, ou seja, a capacidade de entender que a forma que o outro se comporta, mesmo que seja diferente da minha, precisa ser compreendida e respeitada. Tudo aquilo que acontece durante uma negociação é diretamente influenciado pela cultura do negociador.
4-Aumente seu poder de concentração. O estabelecimento de um relacionamento pessoal positivo depende - e muito - de quanta atenção se presta a tudo que diz respeito ao outro. O poder de fixar a atenção, de ler nas entrelinhas o que está sendo dito - verbalmente ou não - é uma da característica importante do negociador. Aqui entra a capacidade de concentração, a de trabalhar mais com a memória, principalmente a visual, do que com anotações.
5-Pense na próxima vez. Se não for possível fechar o negócio naquele momento, faça com que aquela negociação sirva para que se crie uma possibilidade maior de sucesso da próxima vez. O pior resultado de uma negociação não é a ausência do acordo, mas sim o desgaste da relação - mesmo que o acordo tenha sido obtido. “Um bom negociador precisa ser