Atividade complementar
Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) o profissional graduado em Psicologia que trabalha com clínica está cadastrado com a seguinte numeração: 2515-10 - Psicólogo clínico: Psicólogo acupunturista, Psicólogo da saúde, Psicoterapeuta, Terapeuta. "II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." (Código de Ética do Psicólogo).
TERAPIA
Objetivamente, terapia (do grego therapeía) quer dizer tratamento ou cura de doenças. Essa palavra é utilizada por uma gama muito grande de profissionais da saúde. Como exemplo podemos citar os psicólogos clínicos que tratam problemas de ordem psicológica, comportamental na interface com os processos biológicos (depressão, pânico, angústia, bulimia, disfunções sexuais, etc) com o uso de métodos e técnicas psicológicas. Com isso, podemos dizer que eles trabalham com a PSICOterapia.
É importante deixar explícito que os psicólogos clínicos não usam apenas a PSICOterapia, esses profissionais também podem tratar as desordens ou as patologias com várias outras formas de terapia (estratégias de intervenções), por exemplo: Hipnose. Há ainda psicólogos que usam terapias que incidem diretamente sobre o corpo (orgânico) do paciente, como a Terapia Corporal, a Acupuntura, o Biofeedback, a Neuropsicologia, etc.
Há também outros profissionais extremamente competentes