A construção histórico-filosófica do conceito de infância
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Lauro de Freitas / BA 2011
Introdução
No decorrer do processo histórico, o conceito infância foi considerado de formas diferenciadas pela humanidade. Elaborar definições e refletir sobre o que se entende por infância nos dias atuais requer um olhar atento e retrospectivo às significações sociais atribuídas a tal conceito. Implica também a sensibilidade às diferentes maneiras de ser criança em nossa sociedade, marcada por distintas classes e conseqüentes condições políticas, econômicas e culturais – que acabam por determinar papéis e funções sociais a seus membros constituintes. Frente a esta problemática, o presente artigo, realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo conhecer as diferentes significações atribuídas ao conceito de infância no decorrer da história, a fim de melhor compreender os olhares da sociedade brasileira em relação à (s) sua (s) infância (s) na atualidade, como também os processos sócio-históricos que contextualizaram/contextualizam o desenvolvimento da escolarização das crianças pequenas em nosso país.
Desenvolvimento
É a parte principal do trabalho. Deve-se expor o assunto tratado de forma detalhada e ordenada. Pode ser dividido em seções e subseções conforme NBR6024. A palavra “Desenvolvimento” NÃO deve aparecer, mas sim o tema do Desafio de Aprendizagem: “A construção histórico-filosófica do conceito de infância”, a ser apresentado. Deve-se alinhar à margem esquerda, em negrito e apenas a letra inicial em maiúsculo.
Exemplos: Orientações Complementares: Tipos e formas de citação. * Citação direta: é a transcrição literal de um texto ou parte dele, conservando-se a grafia, pontuação, uso de maiúsculas e minúsculas e idioma. É usada somente quando um pensamento significativo for particularmente bem expresso, ou quando for absolutamente