Nota fiscal eletronica
Conceito de Organização: Formal e Informal
Classificação dos recursos Empresariais
Nome: Aline Rocha Soares Pereira
Curso: Admistração Geral
RA: 2208110013
Índice
Índice 2 Organização 3 Objetivos da organização 3
Organização Formal 4 Empresa 5 CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS 6 Recursos e os seus Principais Conteúdos. 6 Os Recursos Empresariais e as Especialidades da Administração 6 Parâmetros dos Sistemas 7 Conclusão 8
Organização
A organização formal constitui um sistema estrutural
A estrutura formal da empresa está assentada nos princípios da divisão do trabalho, da especialização, da hierarquia, da autoridade e da responsabilidade.
Organização é o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade que se definem as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo.
É a função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos das empresas.
O agrupamento envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autoridade de um chefe. A organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade.
Cada organização é uma unidade isolada; não existem duas iguais, ainda que com o mesmo ramo de atividade.
Objetivos da organização
( Agrupar e estruturar todos os recursos da empresa: pessoas e equipamentos, para permitir o alcance dos objetivos almejados.
( Objetivo é agrupar as pessoas para que estas trabalhem melhor em conjunto obtendo um resultado com eficiência e eficácia.
Organização Formal
As principais características da organização formal são:
Divisão do Trabalho: A divisão foi iniciada no nível dos operários, com a Administração
Científica e a elevados escalões da organização através da Teoria Clássica pelos fatores:
(