Micro e pequenas empresas
Assim, as MPEs correspondem a 56%, além dos trabalhadores com registros em carteira, também são consideradas outras formas de ocupações, tais como, a dos próprios empreendedores, familiares ocupados no estabelecimento e trabalhadores sem registro em carteira, neste caso a participação das MPEs chega próximo de 67% do total de ocupações geradas pelo setor privado. (BEDÊ, 2006, p.11).
Solimeo (apud PINHEIRO, 1996, p.20) comenta que as pequenas empresas, na esfera social, não contribuem apenas como geração de emprego, representam também um importante mecanismo de mobilidade social, melhor distribuição de renda e ampliação da classe média à medida que se possibilita, ao assalariado, ascender à posição de micro ou pequeno empresário. As atividades de MPEs, em paises em desenvolvimento, estão tipicamente voltadas para as necessidades de consumo das populações de baixo poder aquisitivo. Os programas de apoio as MPEs visam oportunidades de auto-emprego, transferência de iniciativas informais para o setor formal da economia e redução da pobreza por meio de geração de novas fontes de renda.
Nota-se, com o trabalho de PINHEIRO (1996, p.2), que a contínua transformação das grandes empresas, de certa forma, foi possível graças à ascensão das MPEs. Segundo BEDÊ (2006, p.11), as MPEs respondem por uma importante parcela na economia