Atividade complementar: porque o jovem não deve ler
Atividade
Complementar
Nome: Aline Rodrigues de Sena Mendes RA:1075526
1- Leia o texto de Ulisses Tavares.
2- Você concorda com as afirmações do autor? Justifique sua resposta.
Concordo plenamente com o autor. Existem tantos “contras” ao se incentivar a leitura que realmente é mais fácil concordar com o descaso do brasileiro ao ler. E pra piorar temos o (des)governo que muito pouco, ou quase nada, faz pra que essa realidade mude.
3- Percebe-se um tom bastante informal (até mesmo nos erros de grafia) na escrita desse texto. Diante disso, fale sobre a possível intenção do autor ao escrever dessa forma.
Possivelmente, o autor escreveu dessa forma com o objetivo de provocar um choque no leitor. Com sarcasmo e dados de pesquisas ele revelou a verdade sobre a educação e a juventude brasileira.
4- Para você, como aluno do curso de letras, que lições o texto o estimulou a aprender? Descreva no mínimo, duas e justifique sua resposta.
Pra mim como aluna do curso de letras, o texto foi muito proveitoso. Aprendi que muito mais importante do que ler muito, é entender aquilo que se lê e ter olhos críticos. E também aprendi que o professor pouco apoio tem do governo, já que, mesmo sem nenhuma condição, o professor precisa aprovar o aluno.
5- Por último, faça seu comentário pessoal, sua apreciação acerca deste texto.
O texto é bastante interessante e verídico. Nos leva a refletir nossos valores e nossa prática diária, tanto como alunos, quanto como professores. Ler é muito mais importante do que a maioria das pessoas, e principalmente dos brasileiros, pensam e faz toda a diferença na realidade social de um país.