atividade colaborativa
A Evolução Da Administração
Segundo Batman/Snell (1998) por milhares de anos, os administradores vem lutando pelas mesmas questões e problemas que confrontam as empresas de hoje. E por volta de 1100 a.C., os povos chineses já praticavam as quatro principais funções da administração que são elas: planejar, organizar e assessorar, liderar e controlar e entre 400 e 350 a.C., os gregos já reconheceram a administração como uma arte e defendiam a abordagem cientifica do trabalho, logo depois os romanos descentralizaram a administração de seu vasto império antes do nascimento de cristo. Durante os tempos medievais, os venezianos começaram a padronizar a produção, fazendo a utilização da linha de montagem, construindo armazéns e utilizando um sistema de estoque para monitorar seus conteúdos.
Foi baseado em historias passadas, que a maioria dos administradores operou fortemente em uma base de tentativas e erros. Os desafios da revolução industrial modificaram essa situação, assim a administração surgiu como uma disciplina formal na virada do século, os primeiros programas universitários a oferecerem educação em administração e negócios foram fundadas no final do século XIX e por volta de 1914 já existiam 25 escolas de administração. Dessa maneira, a profissão de administrador como se conhece hoje é relativamente nova.
As limitações de comunicação e transportes retardaram os crescimento dos primeiros negócios, com isso os aperfeiçoamento nas técnicas de administração não melhoraram substancialmente seus desempenhos. Foi com a vinda da revolução industrial que esse panorama foi mudado, as empresas cresceram e se tornaram mais complexas, aperfeiçoamentos menores em táticas administrativas produziram aumentos extraordinários na quantidade e qualidade da produção. Os crescimentos das economias de escala, levou os administradores a lutarem por mais crescimentos. As oportunidades para produção em massa criadas pela revolução industrial geraram um pensamento