TRPeirosmo

274 palavras 2 páginas
RESENHA
O Tropeirismo na Formação do Sul

Véra Lucia Maciel Barroso, é doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como professora das Faculdades Porto-Alegrenses e historiógrafa do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre. É também membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Aborda-se aqui, o capítulo VIII — do livro Colônia (Vol. 1), que pertence a coleção História Geral do Rio Grande do Sul — no qual a autora apresenta o Tropeirismo (XVII – XIX), no Brasil Meridional atravessando o Brasil Colônia, passando pelo Império e chegando até o Brasil República.

O tropeirismo não é exclusivo do Brasil, foi um acontecimento histórico que influenciou e modelou a economia e a ocupação de espaços no Brasil. A atividade tropeira iniciou-se com cavalos e mulas, tardiamente vieram as tropas de gados vacum quando a posse da terra viabilizou a posse do gado que nela existia. “Portanto, o tropeirismo, no sentido apontado, e resultante da exploração de tropas de gado, que podem desempenhar dois papéis: a) o de semoventes, na condição de gado-em-pé, quando levado de um centro criatório para o consumidor;
b) o de cargueiros, na condição de transportadores de mercadorias levadas no lombo(caso de mulas, burros e cavalos).” Ele pode ser considerado um sistema de transporte, mas não apenas isso, pois ajudou na abertura e na consolidação de novas estradas e espaços.
Exerceu um fator muito importante, durante o ir e vir das tropas por estes caminhos promoveram uma relação humana entre as regiões, difundindo culturas entre diversos povos, e também portavam notícias e novidades por onde andavam.

Relacionados