Atividade Cartel
Módulo: 2
Atividade: Individual Cartel
Título: Cartel e suas características
Aluno: Guilherme Quintino de Oliveira Silva
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: Pós ADM 43
Introdução
Geralmente os cartéis são formados através de acordos entre empresas concorrentes de mercado que visam maximizar seus lucros com preços de produtos ou serviços a cima do valor normal de mercado, gerando preços característicos de monopólios.
Além de combinações de preços, cartéis também podem ser encontrados em combinações de oferta de produtos e combinações nas produções.
Desta forma, com ofertas combinadas e preços elevados, o consumidor acaba sendo a vitima no mercado, pagando preços elevados por bens ou serviços dentro de cartéis que são ilegais no Brasil.
Principais características do cartel
Pode ser usado como exemplo de cartel a combinação de preços entre empresas em licitações pública para venda de bens ou serviços para o governo com preços elevados. Segundo o jornal Folha de São Paulo, isso ocorreu nas obras do metrô de São Paulo.
De acordo com Richard Posner, algumas características favorecem a formação de cartéis como, por exemplo, o mercado oligopolizado, poucos agentes em um determinado mercado, produtos semelhantes, existência de barreiras de entrada neste mercado, demanda inelástica, informações sobre as transações de venda amplamente disponíveis e existência de licitações.
Importância do CADE
CADE significa Conselho Administrativo de Defesa Econômica e é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, que exerce, no Brasil, as atribuições dadas pela Lei nº 12.529/2011, seguindo o site da própria entidade.
A missão do CADE é zelar pela livre concorrência no mercado, investigando e decidindo sobre a matéria concorrencial e também estabelecer e disseminar a cultura da livre concorrência no território nacional.
Sendo assim, o CADE exerce as funções Preventiva, Repressiva e Pedagógica da concorrência.
Possibilidade