Atividade Cartel
Módulo: 2
Atividade: Individual Cartel
Título: Atividade Individual – Carteis na economia brasileira
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: Pós ADM
Introdução
Economia é um assunto que interessa a toda população, mas poucos realmente a entende, ou consegue se entender com as mudanças diárias do mercado.
Fato é que estamos sujeitos a diversas alterações no cenário econômico e que muitas dessas mudanças influenciam nas contas e no bolso da maioria da população. Quer um exemplo? A excassez do açúcar que deixa o álcool mais caro e que também eleva o preço da gasolina, pois a gasolina agora contém 25% de álcool. Já o aumento dos preços dos combustíveis pode também culminar na elevação dos preços da passagem do transporte rodoviário, pois seus custos aumentarão com a alta dos preços. Mas aí, a consequência já chegou ao bolso do consumidor que nem carro tem.
Pior fica, quando existe cartel. E se tratando de combustíveis, é fácil de existir.
As empresas concorrentes não podem tratar de suas estratégias comerciais em conjunto, cada empresa deve, ao concorrer no mercado, traçar a sua própria estratégia comercial. Isto é, criar e manter a concorrência no mercado, e dessa concorrência resultará grandes benefícios para os consumidores em particular e para o mercado em geral.
Já o cartel vai contra toda estratégia de concorrência mercadológica. Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Principais características do cartel
A principal característica do cartel é a combinação, o acordo, o conluio entre os concorrentes. Em uma ordem econômica de livre iniciativa e livre concorrência, os agentes econômicos devem