Atividade cafeeira
Economia cafeeira: Produção e exportação
Roseli dos Reis Goulart
Meta:
Reconhecer o potencial da cafeicultura na economia mundial e os fatores relacionados à produção.
Objetivos
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: 1- Reconhecer a importância da cafeicultura como fonte geradora de renda. 2- Identificar as regiões brasileiras que mais contribuem para economia cafeeira. 3- Identificar os principais países produtores de café e o potencial de competitividade com o Brasil. 4- Discutir sobre os fatores que interferem na produção de café. 5- Argumentar sobre o uso de tecnologias que visem o aumento da produtividade de café.
Produção e exportação de café
Após uma breve passagem pela história da cafeicultura na aula anterior, agora fica fácil você perceber o quanto o café é importante para a economia brasileira e para o mundo como um todo, já que é um setor que envolve várias regiões produtoras e consumidoras, tanto no Brasil como no exterior. O café é um dos produtos mais importantes para a agricultura brasileira. Têm participação importante na geração de renda da economia de nosso país, tanto pela contribuição na receita cambial, como pela transferência de renda em outros setores da economia, uma vez que, o poder de compra ou negociação de outros produtos é facilitado quando a cafeicultura encontra-se bem estruturada. Veja um exemplo: Já observou, principalmente em nossa região, tipicamente cafeeira, quando a cafeicultura entra em crise o comércio local também tende a entrar. É como se fosse um efeito dominó, pois se o produtor não tem lucros com a cafeicultura ele reduz custos, um deles é com mão - de obra, o que gera desemprego, diminuindo o poder de compra das pessoas no comércio local.
Comércio local
Crise na cafeicultura
Além de o café contribuir para a formação de capital no setor agrícola, absorve uma grande parcela de mão-de-obra, gerando muitos empregos
diretos e indiretos, exercendo também um importante papel