atividade bogo
DISCENTE: Rafaela Jesus Veloso da Silva
CURSO: Direito
PERÍODO: 1°
TURMA: D
DOCENTE: Ademar Bogo
DISCIPLINA: Filosofia
ATIVIDADE DO CAPITULO 12 – BUSCANDO A VERDADE
CHAUÍ, Marilena, Buscando a verdade. In. Introdução à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010, p.110-118.
1) Explique o que é dogmatismo.
Dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde crianças. É nossa crença de que o mundo existe e que é exatamente da forma como o percebemos. Temos essa crença porque somos seres práticos, nos relacionamos com a realidade como se ela fosse um conjunto de coisas, fatos e pessoas que são úteis ou inúteis para nossa sobrevivência.
2) Explique o que e a atitude dogmática. Por que ela é conservadora?
Na atitude dogmática, tomamos o mundo como já dado, já feito, já pensado, já transformado. A realidade natural, social, politica e cultural forma uma espécie de moldura de um quadro em cujo interior nos instalamos e onde existimos. Mesmo quando acontece algo excepcional ou extraordinário, nossa tendência espontânea e dogmática é a de reduzir o excepcional e o extraordinário aos padrões do que já conhecemos e já sabemos.
3) Quando se rompe a atitude dogmática?
A atitude dogmática ou natural se rompe quando somos capazes de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares.
4) De um exemplo (tirado de sua vida pessoal, da literatura ou do cinema) de estranhamento diante de alguma coisa ou de algum fato que parecia simples e natural.
A escritora Clarisse Lispector ilustra uma capacidade de estranhamento em seu livro A descoberta do mundo. O titulo é “Mais do que um inseto” e diz o seguinte: Custei um pouco a entender o que estava vendo, de tão inesperado e sutil que era: estava vendo um inseto pousado, verde-claro, de pernas altas. Era uma “esperança”, o que sempre me disseram que é um bom augúrio. Depois a esperança começou a andar bem de leve sobre o colchão. Era verde transparente, com