Atividade Avaliativa 1 Fisiologia
São rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam com grande velocidade por toda a membrana.
2. Enumere as etapas do potencial de ação.
Estágio de repouso: é o potencial de repouso da membrana, antes do início do potencial de ação. Diz-se que a membrana está “polarizada” durante esse estágio, em razão do potencial de membrana de -90 milivolts negativo existente.
Estágio de Despolarização: a membrana fica muito permeável aos íons sódio, permitindo que grande número de íons sódio, positivamente carregados, se difunda para o interior da célula. Assim, a face interna da membrana fica com carga positiva.
Estágio de Repolarização: após a membrana ter ficado muito permeável aos íons sódio, os canais de sódio começam a se fechar e os canais de potássio se abrem mais que o normal. Então, a rápida difusão dos íons potássio para o exterior restabelece o potencial de repouso negativo da membrana.
3. Explique como o gradiente de concentração e gradiente elétrico podem alterar o estado de polaridade da membrana.
O gradiente de concentração estimula o potássio a se deslocar para o meio extracelular e este, por ser um cátion, atrai os ânions que se deslocam para a face interna da membrada. Esse fator ocorre devido ao gradiente elétrico.
4. Diferencie o potencial de membrana do potencial de ação.
O potencial de membrana é a diferença de voltagem elétrica através da membrana plasmática de uma célula. A membrana envolve a célula proporcionando um meio ambiente estável para os processos biológicos. Os potenciais de membrana são causados pela ação dos transportadores de íons encontrados na membrana, que mantêm concentrações iônicas viáveis dentro da célula. Já os potenciais de ação leva rapidamente informação entre e através dos tecidos. Eles podem ser criados por muitos tipos de células, sendo mais frequentes no sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e transmissão de informação dos neurônios para outros tecidos corpóreos