ERGONOMIA
Desejamos as boas-vindas à disciplina Ergonomia!
Informe-se do conteúdo a ser estudado nas próximas semanas, conheça os objetivos da disciplina, a organização dos temas e o número aproximado de horas de estudo que devem ser dedicadas a cada unidade.
O período de duração é compreendido geralmente em 4 semanas. Cabe a você administrar o tempo conforme a disponibilidade. Contudo, lembre-se de que há um prazo para a conclusão da disciplina; inclui a realização das atividades avaliativas (tarefas) de cada uma das unidades.
Os conteúdos estão organizados em Unidades de estudo, subdivididas em capítulos, de forma didática, objetiva e coerente. Eles são abordados por meio de textos básicos, com questões para reflexão. São indicadas, também, fontes de consulta, para aprofundar os estudos com leituras e pesquisas complementares.
Lembre-se de que, não obstante o caráter virtual, estamos muito próximos.
EMENTA/CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
São apresentados os conceitos, características e desenvolvimento da Ergonomia, contemplando as noções teóricas básicas da inter-relação homem-trabalho. Será caracterizada a análise ergonômica do trabalho, bem como o diagnóstico da interface do sistema homem x máquina nos métodos e processos do trabalho, visando detectar eventuais problemas ergonômicos, funcionais nos postos/áreas de trabalho com proposições de soluções embasadas em projetos integrados que visam à qualidade, segurança no trabalho e bem estar do trabalhador.
OBJETIVO GERAL:
Apresentar os conceitos relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho, como: noções de fisiologia do trabalho; idade, fadiga, vigilância e incidência de acidentes; aplicação de forças; aspectos antropométricos; limitações sensoriais; dispositivos de controle de informação; sistema homem-máquina e trabalhos em turnos (cronobiologia), com o objetivo de subsidiar o dimensionamento correto dos postos de trabalho (máquinas e equipamentos “ergonômicos”).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Entender a temática