Atividade Aula 4
Sócrates a filosofia é a busca da verdade, é procurar compreender seu próprio eu, sem desistir. É desejar ser sábio.
Platão a filosofia é a verdade, estar de posse dela. Além de ter a verdade é preciso espalhar para outros. É conseguir enxergar de vários ângulos os fatos para sermos sábios. Aprender na teoria e na prática. Para um administrador público como Sócrates deve compreender a ele primeiramente e conhecer os fatos como um todo sempre buscando o saber, faz com que veja a realidade, a verdade. E como
Platão, com a obtenção do conhecimento teórico e de posse desse conhecimento, possa empregar de forma prática melhorias na sociedade.
2. O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?
São os que mais estudam, os administradores. Quando sabe a verdade das coisas por diversos ângulos é possível ampliar as situações de algo dar certo, tem maior conhecimento referente algo, com isso, o indivíduo consegue enxergar a melhor opção a seguir para o bem comum a sociedade, não ser injusto. Teoricamente sim, pois com maior bagagem de conhecimento e vontade de fazer o bem para a sociedade , não será só influenciado pelo senso comum, mas haverá o saber científico atuando. Mas isso não significa que será o escolhido pela população democrática, pois há fatores como o carisma do governante.
3. Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser