atividade 9 osm
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – NOTURNO
Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos – OSM
Professora: Janice Bogo
Acadêmicas: Beatriz Viana Bernardino e Náthaly Sardá Cunha
Análise do caso do Hospital do Câncer de Uberlândia.
Verifica-se que no caso do Hospital, foi realizado um estudo de caso pelos pesquisadores no próprio local, para saber sobre sua estrutura e procedimentos organizacionais. Antes disso, foram realizadas algumas reuniões, onde tinha o intuito de além de repassar algumas informações, repassar a missão, a visão e o objetivo da entidade. Então, iniciou-se a pesquisa de campo, onde foi verificado a estrutura organizacional utilizada, sendo feito assim entrevistas com os administradores, pacientes e colaboradores do Hospital.
Com a Pesquisa foi possível constatar quais os processos deveriam ser mantiddos, reformulados e novos a serem desenhados, com o objetivo de tornar o serviço prestado pelo Hospital mais eficiente.
Houve a elaboração de um fluxograma por processo, no qual apresenta os procedimentos a serem perfectibilizados, havendo assim maior êxito nas tarefas e consequentemente maior satisfação dos integrantes, sejam estes administradores, colaboradores ou pacientes.
Este caso de pesquisa em loco é semelhante ao apresentado em sala pela Esag Junior, os acadêmicos foram até a instituição e lá verificaram, após inúmeras reuniões, qual a melhor organização a ser implantada, havendo posteriormente a elaboração de um manual de procedimentos e fluxograma bem definido por processo e tarefas.
Analisando ambos os casos, mostra-se que para uma melhor satisfação dos integrantes e para um trabalho mais eficiente, é necessário que os administradores estejam dispostos a ouvir e colocar em prática as opiniões e sugestões dos pacientes e colaboradores. Isso porque, os colaboradores é que estão diariamente exercendo a função e os clientes recebendo esses serviços.
Sendo