Atividade 22 Robson Ramos
ROBSON LUIZ LAUREANO DE RAMOS
Atividade 22 – Atuação da CIPA nas empresas
Toda empresa é obrigada a ter uma CIPA ou um membro designado para tratar dos assuntos da CIPA.
Como você vê a atuação da CIPA nas empresas? Como o técnico de segurança pode contribuir para melhorar a atuação das CIPA nas empresas?
Resposta
A realidade é que a maioria das empresas somente apresentam o mínimo de uma CIPA.
Hoje em dia (digo pelos cursos dados)o que vemos quase sempre é um curso de CIPA curto e sem conteúdo de qualidade, o curso que deveria ter carga horária de vinte horas as vezes não chega a 8 horas, e o profissional que é contratado para ministrar o curso não está preocupado com a duração do curso e nem com a qualidade do conteúdo, não está pensando na educação para a prevenção só está preocupado em receber, se esquece que é um prevencionista, e acaba não fazendo justiça ao dinheiro que recebe. Infelizmente é assim…Muitos cipeiros, principalmente os que adquirem estabilidade através da CIPA ficam preguiçosos depois de eleitos, isso é uma das principais causas que fazem com que as CIPA fiquem desacreditadas Já vi em algumas empresas apenas a apresentação de cartazes e a distribuição de camisinhas. Em outras situações(como o meu trabalho é de terceirizado) eu nunca sei quem são os integrantes da CIPA nas empresas que eu entro; tanto os representantes dos empregados como os do empregador.
O Técnico de Segurança do Trabalho deve conscientizar o trabalhador para a prevenção de acidente do trabalho e doenças ocupacionais, deve mostrar que quem investe em segurança do trabalho, gasta menos em afastamentos, indenizações e contratações. Para tanto, deve estar de olho no processo de trabalho, nos prazos que a Norma Regulamentadora 5 determina, no meio ambiente de trabalho, e comunicar qualquer situação de risco imediatamente ao superior imediato e ao SESMT.
Atribuições da CIPA, Cipeiros e Agentes de Segurança do Trabalho:
Elaborar plano de trabalho;