APRESENTA O
APRESENTAÇÃO
OBJETIVOS
• DIVULGAR OS RISCOS EXISTENTES NAS
COZINHAS E
EVITAR ACIDENTES INDESEJADOS.
PRINCIPAIS ATIVIDADES NA COZINHA
Descascar, cortar e picar alimentos;
Amassar e enrolar massas;
Fritar em fogão ou fritadeira elétrica;
Levar e retirar alimentos do forno;
Levar e retirar alimentos do frigorífico;
Carregar caixas com alimentos;
Limpar os instrumentos de trabalho;
Verificar tempo de cozimento.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS
O ambiente de trabalho deve proporcionar à pessoa não apenas salubridade, mas também conforto. Para isso, alguns aspectos são essenciais:a ventilação, a temperatura, a umidade,a presença de gases,vapores e resíduos tóxicos, o ruído, a iluminação, bem como o espaço físico e a concepção de materiais e equipamentos.
VENTILAÇÃO
A ventilação adequada assegura conforto térmico, indispensável à realização de qualquer tipo de trabalho. Proporciona a renovação do ar, muito importante em cozinhas, devido à exalação constante de vapores, tornando o ambiente “carregado” e provocando um desconforto térmico nas pessoas que ali trabalham.
O conforto térmico nas cozinhas pode ser assegurado pela abertura de paredes que permitam a circulação natural do ar, Porém, quando este conforto não pode ser assegurado por meio natural, deve-se recorrer a meios artificiais, como ventiladores, circuladores, exaustores, ares centrais, etc. Os ventiladores não renovam ar, por isso não são muito recomendados.
TEMPERATURA
O frio e calor intensos são desconfortáveis e provocam sobrecarga energética no corpo, principalmente no coração e pulmões. Além disso, partes do corpo podem sofrer danos com queimaduras ou congelamentos.
Os ambientes muito quentes provocam sonolência e cansaço, tornando o trabalho menos produtivo e expondo a pessoa a uma maior possibilidade de errar. O uso de roupas de algodão permitem a circulação do ar e a evaporação do suor.
Ruído
Os equipamentos elétricos são os principais causadores de barulho na