atividade 2 - METODOLOGIA - CIENCIA E NORMAS TECNICAS
1.
De acordo com a afirmação de Bachelard (1972, s.n.) é incorreto afirmar: “A linguagem científica é, por princípio, uma neo-linguagem. Para ser entendido na cidade científica, é preciso falar cientificamente a linguagem científica [...].” Referência: BACHELAR, Gaston. Conhecimento comum e conhecimento científico. Revista Tempo Brasileiro, n. 28, 1972.
a.
A referência bibliográfica não contempla todos os elementos essenciais para a correta localização do artigo, como, por exemplo, a indicação do número de páginas (intervalo).
b.
O recurso [...] é indicativo de que não ocorreu a transcrição integral do texto, ou seja, houve a eliminação de uma parte do texto.
c.
Na referência bibliográfica o correto é destacar (negrito ou itálico) o nome do artigo e não o nome da Revista.
d.
Todo o texto transcrito foi extraído do artigo de Bachelard (1972), publicado na Revista Tempo Brasileiro. Trata-se, portanto, de uma citação direta.
e.
Ao indicar a autoria da afirmação dentro do parêntesis, o correto é colocar o sobrenome do autor com letra maiúscula.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
1.
a. a Identificam-se estudos de caso único e estudos de caso múltiplos na literatura.
b. a O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa empírica.
c. a Trata-se de uma estratégia de pesquisa complexa.
d.
Serralta, Nunes e Eizirik (2011, p. 502) identificaram estudos indevidamente classificados como “estudos de caso”
e. a Não é uma estratégia de pesquisa válida no meio acadêmico, pois os pesquisadores questionam sua validade científica.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
1. Na pesquisa qualitativa à medida que o pesquisador aprofunda ou alarga seus conhecimentos sobre a realidade ele se modifica assim como modifica a própria realidade. Os modelos mais comuns de pesquisa qualitativa estão descritos na coluna da esquerda; associe cada um dos modelos descritos pelas letras A, B e C às suas características relacionando as duas