[Atividade 2] - antecedentes históricos da administração
A] Como ação humana:
A administração nos acompanha desde a pré-história, onde por meio do esforço conjunto, o homem associou-se a outros afim de alcançar seus objetivos. Dirigentes capazes de planejar e guiar os esforços de milhares de trabalhadores em gigantescos monumentos e a criação do Estado, são exemplos do desenvolvimento da administração.
O Estado teve incidência juntamente com o surgimento de um novo estágio do desenvolvimento social, a civilização. Das comunidades primitivas as sociedades civilizadas, o homem desenvolveu o espírito de competição. O acúmulo de bens [maior quantidade de animais no rebanho, maiores propriedades privadas da terra, armazenamento de produtos a partir do artesanato] originou uma relação de poder entre classe dominante e classe dominada [exploradores e explorados]. Essa divisão, da sociedade em classes, e a divisão social do trabalho [atividades divididas entre os membros da sociedade] também, foram fatores que originaram a aparição do Estado [governo organizado para administrar a sociedade].
Como ciência:
Com a criação da máquina a vapor, iniciou-se a Revolução Industrial que provocou um enorme surto de industrialização. A revolução no crescimento e no desenvolvimento das organizações, além de um grande avanço tecnológico , também trouxe diversas falhas. Como por exemplo a falta de padronização dos métodos de trabalho; o desconhecimento, por parte dos administradores, do trabalho dos operários; e a forma de remuneração utilizada. Essas mesmas falhas foram observadas e estudadas por precursores da administração, tendo como conclusão que o trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e, ainda, deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
B] A Igreja e as organizações militares através de suas técnicas organizacionais [hierárquia de poder rígido] e