Evolu O Do Pensamento Administrativo 2
FACULDADE DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Evolução do Pensamento
Administrativo
Professor Andreson Côrte andresoncorte@yahoo.com.br A Administração e suas perspectivas
A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira EFICIENTE e EFICAZ.
Para Idalberto Chiavenato eficácia e eficiência passa ser:
• eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. (...) A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível
Administração
• A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister
(subordinação
ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
• Não há países desenvolvidos e nem subdesenvolvidos o que existe são países administrados e países subadministrados. Peter Drucker.
As Teorias Administrativas
Competitividade
Pessoas
Tecnologia
Organização
Estrutura
Ambiente
Tarefas
Ênfase nas Tarefas
Em 1903 surge a Administração Científica, pensada por Frederick Taylor, que propõe a completa racionalização do trabalho ao nível operacional. Neste modelo o importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos. Para abreviar o tempo de execução uma tarefa e reduzir custos são feitos estudos da organização do trabalho que observam a empresa como um sistema fechado, mecânico, previsível. A regra é a produtividade.
Ênfase na Estrutura
Em 1909 surge a Teoria da Burocracia que afirma a necessidade de não apenas racionalizar as tarefas, mas também formalizá-las em documentos que definam com precisão o que deve ser feito e por quem, além de determinar a estrutura hierárquica da empresa.
Em