Atividade 1
Quais são as principais características que contrapõem o "Estado Necessário” ao
"Estado Herdado”?
O Estado Necessário toma como base a abordagem mais adequada para a formação de gestores capazes de realizar as atividades do Planejamento Estratégico
Governamental e da análise política, que são desdobramentos das matrizes do conhecimento e caracteriza-se por sua capacidade de fazer emergir e atender às demandas da maioria da população e colocar o país numa rota que leve a estágios superiores de civilização.
No Estado Herdado, os marcos de referência cognitivos dos gestores eram em geral originários de uma dessas duas matrizes que conformavam o repertório de conhecimento formal disponível no âmbito do aparelho de Estado (e também fora dele) para o tratamento das questões do governo.
2)
De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na
transformação rumo ao Estado Necessário?
O Planejamento Estratégico Governamental é uma ferramenta importante para a evolução do Estado. O desenvolvimento desta ferramenta baseia-se em etapas importantes como levantamento das reais necessidades da população, processo decisório e planejamento das ações a serem tomadas a seguir, o acompanhamento das ações e decisões. Esta ferramenta está diretamente relacionada às relações entre Estado e sociedade, capacidade e novas adaptações da estrutura administrativa do Estado e desenvolvimento de processo decisório participativo.
3)
Por que o conceito de "Administração Geral” é entendido pelo autor como
inadequado ao tratamento da gestão pública?
O autor considera inadequado o conceito de "Administração Geral” quando refere-se à gestão pública, pois este fundamenta-se na capacidade de interpretar para
uma lógica o conteúdo e a forma de implementação de políticas públicas, com suas atuações voltadas para as políticas sociais.
4)
Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?
O termo Administração está ligada aos conceitos: planejar, comandar,