Atividade 1
R: Porque estamos no meio a uma revolução gerencial e organizacional . As velhas regras quanto ao tratamento a ser dado às pessoas, à organização do trabalho e às formas de liderar estão desmontando (Cohen, Finik, 2003, p. V).
A nova realidade de mudança exige dos administradores que interessem pela ciência que estuda o comportamento e a subjetividade. Estamos precisando buscar novas formas de fazer as coisas funcionarem melhor, mais rápido, porém, sem perder a finalidade maior da Psicologia, que é criar condições para o desenvolvimento humano.
2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?
R: Ela surge no final do século XIX influenciada pela procura de racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor Industrial. O marco é o trabalho de Frederick Winslow Taylor (1880), pioneiro da administração científica, que estabeleceu critérios para o planejamento na situação do trabalho com o objetivo de aumentar a produção.
3. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne ? Porque ela é importante para história da Psicologia Organizacional?
R: Foi constatado que o fator que mais influenciava a produtividade no trabalho não eram as condições do ambiente e nem tanto o pagamento e os métodos de trabalho, mas o fato dos trabalhadores perceberem que estavam sendo observados, de se sentirem importantes por estarem participando de uma pesquisa. O aumento de produtividade parecia refletir os sentimentos de competência dos trabalhadores, isto é, um sentimento de domínio do trabalho e do ambiente. Os pesquisadores observaram que, quando os trabalhadores eram rigidamente supervisionados e não tinham um controle significativos do seu ambiente de trabalho, a produtividade permanecia em níveis baixos e até dimininuía.
É importante porque, foi com base nestes estudos os administradores passaram a compreender o benefícios de envolver os