ATIVIDADE 1 ROUSSEAU E COMENIUS Filosofia Da EDUCA O II
Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG
CEP 37130-000
Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063
CURSO: PEDAGOGIA (MODALIDADE À DISTÂNCIA) – (----) PERÍODO
Disciplina: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
Professor (a): Dr. André Luiz Sena Mariano
Nome do aluno (a): Gení Moneda Consolini
Pólo/Tutor (a): São João da Boa Vista/SP (Turma C)
Atividade Proposta: Atividade: Elaborar um texto explicando em que consiste essa educação dos sentidos – ROSSEAU E COMENIUS
ROUSSEAU:
Trata da educação dos sentidos e afirma ser a infância o sono da razão. Apesar de estar no seu tempo, Rousseau consegue abrir caminho enfatizando aspectos esquecidos no interior das tradições filosóficas e pedagógicas, que é a sensibilidade do homem.
Rousseau revela forma própria de pensar, que utiliza tanto a emoção quanto o intelecto, porque o homem é um ser em si, cada ser humano deve ser dono do seu próprio destino, da sua própria vida.
“Como tudo o que entra no entendimento humano vem pelos sentidos, a primeira razão do homem é uma razão sensitiva, é ela que serve de base para a razão intelectual: nossos primeiros mestres de filosofia são nossos pés, nossas mãos, nossos olhos”. (Rousseau, 1995 p.148).
“A extensão de nossos conhecimentos mede-se pelo número dessas idéias, e é sua nitidez, sua clareza que faz a justeza do espírito; é a arte de compará-las entre si que chamamos de razão humana. Assim, o que eu chamava de razão sensitiva ou pueril consiste em formar idéias simples com o auxilio de várias sensações, e o que eu chamo de razão intelectual ou humana consiste em formar idéias complexas com o auxílio de várias idéias simples”. (Rousseau, 1995 p. 202)
Rousseau ainda demonstra que além da personalidade da infância, é preciso prestar atenção e respeitar as particularidades de cada criança, pois afirma que cada criança é única. Se de um aspecto, todas nascem com igualdade de possibilidade, expressando a natureza humana em