Atividade 1 Feno
Disciplina: Fenomenologia
Professor: Diogo Arnaldo Corrêa
Data: 06/04/2015
Nome do Aluno: Aline Nascimento Sartorato Turma: 1-A
RGM: 11151505423
Nome do Aluno: Michelle Fabrícia Sant’Ana Turma: 1-A
RGM: 11151103133
ATIVIDADE
De que modo é possível compreender a relação de mundo com os atos da consciência?
A relação de mundo é subjetiva de acordo com a relação da consciência de cada sujeito. Daquilo que se apresenta como fenômeno enquanto fluxo temporal, não em relação as experiências externas de mundo, mas em relação a concepção da consciência de mundo de forma individual. Para Husserl a consciência ultrapassa o nível empírico, traz uma condição de possibilidades de conhecimento como consciência transcendental, considerando os fenômenos da consciência, não se prendendo naquilo que é real ou não para o mundo externo. A Fenomenologia método utilizado por Husserl, estuda a consciência e os objetos da consciência, os fenômenos que se apresentam e estabelecem numa ``verdade provisória`` útil, até que um novo fato se apresente.
A atividade do homem é sempre marcada por atos (capacidades próprias da consciência) revelando-se como Noesis. As essências ou significações, tudo aquilo que é visado pelas atitudes conscientes dos atos intencionais são chamados de Noemas. A consciência é mundo, ela que significa, tornando-se a região fundamental que produz o significado das demais. A consciência sempre é consciência de algo, relacionando os atos intencionais e os correlatos intencionais determinando como Redução Eidética.
Para se compreender a relação entre consciência e mundo, Husserl denomina como epoché ou redução fenomenológica a ideia de se colocar a existência efetiva do mundo exterior entre parênteses, para que a investigação se ocupe apenas com as operações realizadas pela consciência sem que se pergunte se as coisas visadas por ela existem realmente ou não.
Conclusão, o mundo é mundo de acordo com os atos da consciência de cada