Contabilidade
Potros com crescimento, éguas em lactação e gestação, garanhões e cavalos adultos em trabalho não conseguem satisfazer suas necessidades nutricionais somente com volumosos. Pelo menos, 50% de suas exigências diárias devem ser fornecidas pelos concentrados. O balanceamento correto da dieta resulta em um animal mais saudável e pronto para desenvolver o trabalho a que está destinado.
Quando estão em seu ambiente natural à dieta dos cavalos é composta exclusivamente de vegetais e água. No pasto, os cavalos encontram basicamente, proteínas, carboidratos e sais minerais.
Devido à domesticação da espécie e principalmente, as atividades esportivas desenvolvidas por esses animais, as exigências nutricionais, básicas para o bom desempenho, aumentam de maneira bastante significativa.
Os alimentos comuns para cavalos geralmente são classificados em três categorias: volumosos, concentrados e suplementos. Os volumosos contêm alto teor de fibras e relativamente baixo teor em energia, incluem pastagens, palhas, culturas forrageiras e silagens. As pastagens e palhas são os volumosos mais comuns. Os concentrados são baixo teor de fibras e alto teor energético, incluem grãos e alguns subprodutos de grãos. Os suplementos são utilizados para balancear as rações e para ajustar as deficiências em proteína, minerais e vitaminas. Os suplementos protéicos podem ser de origem animal ou vegetal, enquanto muitos minerais estão presentes em substancias orgânicas e inorgânicas. Cada vitamina tem variadas fontes naturais e em determinadas instancias o cavalo pode sintetizá-la.
VOLUMOSOS
Pastagens: são as mais utilizadas como fonte forrageira para animais estabulados ou em pastagem. Muitos